top of page
Foto do escritorJornal Correio Diário

Uso excessivo de celular

Recentemente foram divulgadas notícias, trazendo mais um alerta em relação ao uso excessivo do celular

Uso excessivo de celular

Em uma sociedade cada vez mais conectada ao mundo digital, seja para trabalho, educação, relacionamento ou entretenimento, os momentos de lazer nas redes sociais podem representar risco à capacidade mental.


O consumo excessivo de conteúdos “fúteis” nas redes sociais pode desencadear o distúrbio de Brainrot. Esse tipo de consumo pode reduzir a concentração, o pensamento crítico e a criatividade, especialmente em crianças que têm acesso ilimitado à internet.


Segundo especialistas, o Distúrbio de Brainrot inclui o consumo de memes nas redes sociais, fofocas e qualquer entretenimento que não apresente "valor educacional ou cultural significativo". O Hospital Pediátrico de Boston, nos Estados Unidos, responsável pela popularização do termo, definiu o Brainrot como “uso problemático das mídias interativas”.


Precisamos estar atentos e cuidarmos da saúde mental, principalmente das crianças e adolescentes!

Dicas de como evitar:


  • Estabelecer limites de tempo: primeiro passo para fazer um detox de redes sociais, televisão e outros conteúdos considerados fúteis, é estabelecer um limite de tempo. Usar aplicativos para monitorar o tempo de tela.

  • Priorizar conteúdos de qualidade: optar por materiais enriquecedores como livros, documentários e podcasts educativos.

  • Desenvolver novos passatempos: Engajar-se em atividades como esportes, arte ou aprender novas habilidades.

  • Praticar mindfulness e meditação: utilizar aplicativos para melhorar a concentração e reduzir distrações.

  • Criar um ambiente sem distrações: reduzir distrações ao deixar o celular em outro cômodo e desativar notificações durante o trabalho ou estudo.

  • Estabelecer rotinas diárias: planejar atividades específicas para evitar o consumo de conteúdos fúteis por inércia.


 

Uso excessivo de celular


Recentemente foram divulgadas notícias, trazendo mais um alerta em relação ao uso excessivo do celular

Commentaires


bottom of page