top of page
Foto do escritorJornal Correio Diário

História da Carochinha

Atualizado: 30 de mai.

Até o final do século XIX, havia no Brasil uma carência de literatura infantil. As histórias publicadas eram apenas traduções de contos europeus, que não agradavam muito o público brasileiro. Tanto pela inadequação cultural, como pela linguagem.


História da Carochinha

Percebendo isso, o brasileiro Pedro Quaresma, que foi o único livreiro brasileiro por cinquenta anos, contrata Figueiredo Pimentel para escrever um livro de histórias infantis, recolhendo contos da cultura brasileira, e em 1894, surge a publicação "Contos da Carochinha", marcando o início da literatura infantil brasileira.


Juliana Morena - @papodeguiario

O termo “Carochinha” é português, e a expressão “história da carochinha”, relacionada a uma senhora que conta histórias, em sua maioria fantasiosas, surge através dos livros de Figueiredo Pimentel.


Juliana Morena - @papodeguiario

Monteiro Lobato, talvez o maior representante do gênero, em Reinações de Narizinho retrata “carochinha” como “uma velha baratinha de mantilha, sempre enfezada e mal-humorada com os personagens de suas histórias, pois esses estão fugindo dos seus livros”. E assim ficou popularizada em nosso folclore a “D. Baratinha”.

Papo de Guia - Tour Histórico pelo RJ de baixo custo


A Inovação de turismo chamado Papo de Guia, tem trazido tours e curiosidades turísticas do Rio trazendo segurança e acompanhamento por guia de fácil acesso, e que cabe no bolso dos cariocas e não moradores da cidade.


Agenda de Junho


Especialista em rotas literárias, Juliana Morena é Guia de Turismo, no Rio, desde 2016.


Instagram: @papodeguiario | Whatsapp: (21) 98091-2606



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page