“O que a história ensina é que os governos e as pessoas nunca aprendem com a história” (frase do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, virginiano nascido em 27 de agosto de 1770)
Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e o terceiro maior planeta do nosso sistema solar. Os seus polos ficam na posição equivalente ao equador da Terra, o que dá ele um ar de excentricidade. Possui um tênue conjunto de anéis e alguns satélites.
Urano rege a excentricidade, a inovação, a liberdade, a independência, o conjunto, a coletividade, o pensamento fora da caixa, a eletricidade, as descobertas, a originalidade, as revoluções, a utopia, a igualdade, as artes divinatórias, a Astrologia, as telecomunicações, a Inteligência Artificial, os computadores e as tecnologias de ponta, por exemplo.
Entre os dias 02 de setembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025, Urano estará retrógrado no signo de Touro.
Urano fica Retrógrado uma vez por ano e permanece assim por cinco a seis meses. Quando está Retrógrado, o nosso sentido de urgência fica mais aguçado, assim como a nossa vontade de abandonarmos, de desapegarmos, de buscarmos algo diferente e de cortarmos logo os laços com certas estruturas, pessoas e/ou situações.
O período de Urano Retrógrado pode ser uma fase marcada pelo rompimento abrupto com certas convenções, a necessidade de revolucionar algum setor de nossa vida, como se tivéssemos uma faísca elétrica causando um curto-circuito naquilo que ficou obsoleto em nossa vida. Há uma ojeriza, por vezes inexplicável, por certos padrões que considerávamos, antes, algo interessante para a nossa vida. As amizades, os relacionamentos, os interesses, os objetivos, as certezas mudam repentinamente, e nem sempre temos controle sobre estas mudanças. Passamos a ser mais combativos, mais alertas e podemos nos tornar mais atraídos por tudo o que está fora da caixa, dos costumes... excêntrico.
Por outro lado, podemos ficar mais intolerantes, podemos considerar que só nosso ponto de vista é o que vale, que quem não está conosco está contra nós, acirrando nossos ânimos por coisa pouca. Podemos levantar bandeiras em favor de causas humanitárias. O nosso espírito revolucionário pode vir à tona e nossa propensão para defender certos pontos de vista pode beirar a intransigência.
O fato é que este período não passa despercebido como sendo um período realmente revolucionário para a nossa vida, fazendo com que coloquemos os pés em novos terrenos e apostemos em certas situações que em condições normais de temperatura e pressão não assumiríamos. A mudança é a palavra de ordem e a resistência a qualquer mudança durante o período de retrogradação de Urano pode ser dolorosamente vivida por todos, fazendo com que as pessoas confundam revolução com reação, o que as torna reacionárias, incapazes de aceitar as novas estradas que a vida está oferecendo a elas. Urano Retrógrado é como um furacão que retira tudo e todos da sua zona de conforto de maneira repentina, furiosa e descontrolada.
Como Urano é um planeta considerado lento, sua energia é muito mais sentida no coletivo do que no individual, a não ser que ocorra aspectos (ângulos) com planetas e pontos sensíveis do mapa de uma pessoa.
Urano retrógrado em Touro pode piorar as rupturas, os desníveis, as intransigências e as dificuldades para lidar com as mudanças. Porém, pode acentuar ainda mais a necessidade de sairmos de nossas zonas de conforto, de nossos apegos e de nossos medos de arriscar. A agropecuária e a geopolítica podem passar por mudanças extremas e surpreendentes. As tensões podem gerar movimentos reivindicatórios mais intensos. Movimentos geológicos (terremotos e erupções vulcânicas) mais intensos e mudanças bruscas de clima continuarão a marcar o período. Novas fronteiras e novos países/territórios poderão surgir neste período, seja por meio de guerras, de acordos diplomáticos ou até mesmo por forças da natureza. Tecnologia, eletricidade e comunicação podem passar por intensas mudanças durante este período, seja pela criação de novas leis, seja pelo anúncio de novos avanços nestas áreas.
O mais importante é aproveitar a energia retrógrada de Urano em Touro para a percepção de novos aspectos de vida para os quais estamos preparados e/ou para a percepção daquilo que deveríamos preparar-nos para mudarmos em nossa vida. Esta será a última vez (pelos próximos 84 anos) que Urano estará retrógrado em Touro, portanto nós deveríamos aproveitar para percebermos até que ponto ainda estamos oferecendo resistência ao desapego de certos conceitos de vida que já não nos conduzem para algo melhor seja num nível espiritual, mental, emocional ou mesmo físico.
Touro é um signo que está relacionado com o prazer, com o bem-estar físico, com a estabilidade financeira e material, com a conservação de conceitos que não comprometam a nossa segurança e pela dificuldade para aceitar as mudanças. As fronteiras entre as situações devem ser muito claras e sólidas para que a energia taurina não se sinta ameaçada e qualquer mudança deve ser vista com muito critério e com muita análise antes de ser aceita. Portanto, esteja Urano retrógrado ou não, seu movimento revolucionário causa arrepios às energias estáveis e estabilizadoras de Touro. Nada fica como estava antes e nada pode ser considerado como definitivo durante a passagem de Urano por Touro. Mas o bom seria se, após muita dificuldade para aceitar novos padrões, o padrão taurino vigente entendesse que muito melhor do que gastar energia resistindo às inovações, às mudanças e às revoluções, é adaptar-se às perspectivas emergentes e descobrir a utilidade que elas agregam ao seu campo material e financeiro.
Então, meus caros viajantes das estrelas, experimentem olhar para a rotina cotidiana por ângulos mais amplos e entendam que a vida está apenas sacudindo as suas bases para que seja possível observar o que ficou obsoleto e engessado. A vida não é madrasta ruim, ela é apenas uma fonte de ensinamentos e aperfeiçoamentos que enriquecem nossa sabedoria e, também, nos obrigam a usar a nossa sabedoria interna. Os nossos medos originam monstros, preconceitos e intolerâncias e nos transformam em vítimas de manipulações e oportunistas. Astrologia não é para ser temida, mas para ajudar-nos a entender um pouco mais da utilidade dos movimentos que a vida faz ao longo do tempo.
Urano retrógrado em Touro
Marco Menezes é carioca formado em Farmácia pela UFRJ e atuou na área de Homeopatia por mais de 10 anos. E há mais de 20 anos faz atendimentos com Astrologia, Tarot, Baralho Cigano, Numerologia e Reiki, dentre outras atividades ditas esotéricas.
Os atendimentos podem ser presenciais ou on-line.
Contato: WhatsApp (21) 98849-1965
Comentarios