Turismo cemiterial é muito mais interessante do que parece
- Luciana Perez
- 15 de mai.
- 4 min de leitura
Conversei com o Anderson Figueiredo que percorre todos os cemitérios do Brasil gravando túmulos de famosos e anônimos.

O que te motivou a fazer os vídeos nos cemitérios?
Meu nome é Anderson Kaszás Figueiredo, 45 anos e moro no interior de SP, Ribeirão Preto.
Desde muito pequeno comecei a visitar cemitérios para limpar e cuidar do túmulo de minha avó e isso fez com que eu nunca tivesse um medo ou sentimento ruim sobre aquele lugar.
Daí, depois de adulto, sempre tive a curiosidade e interesse de visitar os jazigos de personalidades que porventura estivessem sepultados nas cidades que eu estivesse visitando, inclusive faço isso desde 2012, mais ou menos, mas nunca havia me preocupado em registrar as visitas ou ter uma página sobre isso.
Até o final de 2023, quando um casal de amigos que vivem em um motorhome e viajam pelo Brasil registrando suas aventuras me indicaram que eu deveria ter um "Instagram" sobre as visitas que eu fazia; De início achei a ideia meio doida e sem futuro, pensava se haveria mais "loucos" como eu que gostassem de tal coisa. E, pra minha surpresa, havia muitas!
Você tem algum apoio ou patrocínio para ir em tantos lugares para fazer os vídeos?
Quanto ao patrocínio, desde o início desse projeto, contei apenas com recursos próprios, até hoje. Conto apenas com o apoio cultural de um grupo funerário local em troca de "Merchant", mas é um valor que infelizmente não sustenta as viagens que faço ou preciso fazer.
Alguma visita te marcou?
Diversas visitas me marcaram de uma maneira especial, entre elas do nosso querido Ayrton Senna, que era um sonho ter conhecido em vida e não foi possível e também do Jim Morrison, vocalista do The Doors, em Paris, que era um sonho de outrora.

Ambos jazigos trouxeram uma emoção à flor da pele, como se eu estivesse frente a frente com ambos, mas em outra dimensão talvez.
Quanto tempo você visita os túmulos e quantos já visitou?
Como disse antes, visito túmulos "famosos" desde 2012, e pelas minhas contas, já foram mais de 1500 cemitérios e mais de 650 famosos nacionais e estrangeiros.
Tem algum que ainda não visitou e deseja visitar?
Sim, ainda tenho alguns na lista dos que pretendo visitar, entre eles o maestro italiano Ennio Morricone, o cantor grego Demis Roussos e o pintor Leonardo Da Vinci.
Já presenciou alguma situação sobrenatural ?
A pergunta de 1 milhão de dólares, hehe, sobre experiências sobrenaturais! E a resposta, creio, pode frustrar a muitos: não, ainda não. Tenho amigos e até familiares que, sim, já viram e ouviram coisas "estranhas", mas eu, pessoalmente, ainda não.

Só tive duas situações um pouco inusitadas, estava fazendo duas "lives" em lugares diferentes, uma em SP capital no túmulo das 13 almas do Joelma e a outra no cemitério da Saudade aqui em Ribeirão Preto, e em ambas, o sinal do celular sumiu abruptamente, forçando-me a interromper a live e não ter como salvá-las, penso por vezes: será que não queriam que eu gravasse ali, naquele momento... Quem sabe.
Algumas pessoas já te pediram para visitar alguns túmulos ? Seja de famosos ou até de amigos ?
Sim, desde amigos e seguidores já me pediram visitas, e eu já fiz algumas. Cheguei a oferecer essas visitas como um recurso a mais para a página, ou seja, por um pequeno custo, poderia ir visitar, gravar e até cuidar da zeladoria daquele jazigo querido, mas a ideia não progrediu.
Em todas essas visitas você obteve algumas informações das pessoas sepultadas ? Já pensou em criar um livro sobre essa histórias?
Sim, eu pesquiso muito antes de fazer a visita e também aprendo muito depois dela feita, pois com a postagem vêm muitos comentários e quase sempre, os seguidores nos dão mais informações. Tenho vontade de, no futuro, sim escrever algo sobre essas memórias, viagens, visitas, artes tumulares e afins, mas não por agora.
O seu trabalho é bem histórico porque mostra o cemitério de uma localidade e divulgar também fatos históricos e culturais do Estado que você está visitando, não seria interessante fazer uma parceria com a prefeitura local e esses vídeos serem postados no guia da cidade?
Essa visão sua é muito interessante e verdadeira, eu acredito que "memória é patrimônio" e esse projeto dos túmulos famosos é uma forma de preservação desse patrimônio. Gostaria sim, muito, de contar com apoio tanto dos governos locais, estaduais e até federais e também da iniciativa privada que porventura veja neste veículo uma fonte de bons resultados para seus negócios.

Mas essa questão de patrocínio e apoio é por deveras complicada, mesmo apresentando os bons números de engajamento da página, ainda sim é difícil conquistar tais apoios, quem sabe no futuro eles venham.
De qualquer maneira, sigo como posso, um dia aqui, outro acolá, sempre tentando trazer boas histórias e memórias para aqueles(as) que gostam do tema.
Turismo cemiterial é muito mais interessante do que parece
Conversei com o Anderson Figueiredo que percorre todos os cemitérios do Brasil gravando túmulos de famosos e anônimos.
Comments