“Essa minha secura/essa falta de sentimento/não tem ninguém que segure/vem de dentro”
(trecho do poema Parada Cardíaca de Paulo Leminski, virginiano do dia 24 de agosto)
Desde as 11 horas e 55 minutos (horário de Brasília) do dia 22 de agosto de 2024 e até o dia 22 de setembro de 2024 (por volta das 09 horas e 43 minutos, horário de Brasília), o Sol estará no signo de Virgem.
O signo de Virgem é um signo Mutável e do elemento Terra. Como todo signo Mutável, ele marca a fase final da estação, ou seja, estaremos vivenciando os últimos dias do solstício de inverno no Hemisfério Sul e do solstício de verão no Hemisfério Norte. Sendo um signo do elemento Terra temos, de maneira geral, uma energia voltada para o mundo material, prático, realista, além de trazer uma percepção da vida que visa a conservação e a recuperação. Podemos ter uma energia mais sensual.
Os signos mutáveis trazem uma energia mais versátil, adaptativa, engenhosa, inventiva, flexível, sujeita a fortes flutuações e a enganos quando em desequilíbrio. Pode haver maior facilidade para expressar o lado intuitivo, a simpatia e a sutileza.
Quando a energia de Virgem está sob a luz do Sol, podemos ter um período mais favorável para expressarmos e evidenciarmos o nosso lado mais: analítico, prático, científico, discriminativo, exigente, humano, metódico, preocupado com a saúde e a com a limpeza, perfeccionista, pedante, crítico, mesquinho, cético, egocêntrico, melancólico, hipocondríaco, investigativo, além de podermos fazer maior uso do discernimento. Virgem está relacionado com saúde, com a prestação de serviço e com o cuidado de si mesmo e do outro. É um signo que está relacionado, também, com toda a parte intestinal, a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas. Talvez seja um período marcado pela dificuldade de conseguirmos ser agradados ou de sermos capazes de agradar a alguém.
Virgem evidencia a nossa preocupação com cada palavra, com cada gesto, com cada pensamento, com cada movimento, com cada funcionamento, tudo parece precisar de uma análise, de uma revisão, de um olhar mais atento e demorado. Tudo precisa ser submetido a algum tipo de teste, de prova, porque há sempre uma busca pela verdade, pela utilidade, pela sinceridade e pela produtividade. Quanto mais racional, quanto mais enxuto, quanto menos arestas, quanto mais objetivo e organizado, tanto melhor para o espírito virginiano. Como Virgem é regido pelo planeta Mercúrio, pode ser que, além da racionalidade e da praticidade mental, as pessoas estejam mais abertas para experimentar, para curiosamente saber mais sobre algo.
Portanto, temos um período para a nossa vida que pode ajudar a: organizar, revisar, analisar, observar, reparar, consertar, investigar, separar o joio do trigo, limpar, servir, discriminar e desembaraçar pacientemente o que até aqui estava ocorrendo. Precisamos perceber o que ainda é útil para a nossa caminhada e o que pode ser descartado. Pode ser ótimo para planejarmos melhor a nossa agenda de vida ou para nos debruçarmos mais e esmiuçarmos cada parte dos projetos que queremos levar adiante. Pode ser a fase perfeita para terminarmos uma etapa, extraindo o essencial para que possamos seguir adiante com uma bagagem pessoal mais enxuta. Também pode ser útil para observarmos melhor o nosso público-alvo, seja ele uma clientela, uma equipe de produção, um grupo de trabalho, uma parceria, uma empresa, porque podermos perceber o que pode ser estimulante, o que pode ser desestimulante, qual é o foco e qual é a prioridade.
Também é ótimo para conferirmos como nós estamos, como está a nossa saúde (espiritual, mental, emocional e física) e como está a saúde das pessoas ao nosso redor. Bom momento para revermos nossa dieta e nossa rotina diária. E também pode ser ótimo para observarmos quão positiva e prestativa tem sido a nossa presença dentro de um ambiente.
Neste período virginiano teremos a Lua Nova em Virgem, a volta de Mercúrio para o signo de Virgem, um eclipse lunar em Peixes, retrogradação de Urano em Touro, a volta de Plutão em movimento retrógrado para Capricórnio e o início da longa temporada de Marte pelo signo de Câncer. De uma maneira bem sintética, pode-se dizer que tudo isso significa que, embora estejamos num período marcado por surpresas e por reviravoltas estonteantes, há espaço para a reflexão e para a revisão. Falta pouco para o final do ano e seria muito prudente e positivo organizarmos desde já a nossa agenda de vida para o próximo ano, pois 2025 será marcado pelo início de novos ciclos astrológicos, porque teremos mudanças de signos promovidas por planetas lentos e pelo Nodo Norte da Lua, o que representa a entrada de uma agenda astrológica muito diferente da que estávamos vivendo até aqui. Se possível for, sejam mais exigentes consigo mesmos no sentido de organizar melhor as pendências, as pontas soltas, aquelas situações que até aqui estavam sendo empurradas com a barriga, para que não levem para a nova fase uma série de entulhos emocionais, mentais e até mesmo espirituais que não permitirão o bom aproveitamento das novas energias que emergirão.
Usem bem a energia virginiana e verão que será mais fácil lidar com os obstáculos quando treinamos os olhos para a atenta observação dos detalhes, meus caros viajantes das estrelas.
Inté!
O que podemos esperar de um período virginiano?
Marco Menezes é carioca formado em Farmácia pela UFRJ e atuou na área de Homeopatia por mais de 10 anos. E há mais de 20 anos faz atendimentos com Astrologia, Tarot, Baralho Cigano, Numerologia e Reiki, dentre outras atividades ditas esotéricas.
Os atendimentos podem ser presenciais ou on-line.
Contato: WhatsApp (21) 98849-1965
Comments