top of page
Foto do escritorJornal Correio Diário

O que podemos esperar de um período canceriano?

Eis o melhor e o pior de mim / O meu termômetro, o meu quilate / Vem, cara, me retrate

Não é impossível / Eu não sou difícil de ler” - (trecho da música Infinito Particular da canceriana de 01 de julho, Marisa Monte)

O que podemos esperar de um período canceriano?

Por volta das 17 horas e 50 minutos (horário de Brasília) do dia 20 de junho de 2024 o Sol começará sua jornada pelo signo de Câncer.


O signo de Câncer é Cardinal ou Cardeal e do elemento Água. Como todo signo cardinal, ele inicia uma nova estação do ano. No hemisfério Norte temos o início do verão e no hemisfério Sul temos o início do inverno. De modo geral, os signos cardinais são iniciadores, impetuosos, ambiciosos, ardentes, incentivadores, independentes, potentes nas suas ações e sentimentos, mentalmente rápidos e insaciáveis, mas podem ser dominadores, imprudentes e apressados.


Os signos do elemento Água tendem a ser mais emotivos, deixando que as emoções orientem suas ações. A intuição, a sensibilidade às energias que estão presentes nos ambientes, a receptividade, o apoio emocional, a capacidade para ir até as mais profundas camadas de uma situação, a variação de humor e a indecisão, também são características que se apresentam com maior relevância.


Com o Sol em Câncer podem vir à tona tendências como emotividade, simpatia, tenacidade, intuição, maior apreço por valores patrióticos e por valores tradicionais, além de maior apreço ao lar e à família. As pessoas podem ser mais receptivas e se mostrarem mais abertas para ajudarem quem quer que se apresente diante delas. A energia pode ser mais maternal, com a atenção mais voltada para assuntos domésticos e rotineiros. Do ponto de vista emocional os indivíduos podem ser manipuladores ou sofrerem manipulação. Pode ser mais fácil magoar ou ser magoado durante este período. As pessoas podem ficar mais cautelosas, apegadas, voltadas para o passado, negativas, egoístas, sonhadoras demais, defensivas demais, com medo de arriscar e com medo de tudo o que as tire de suas zonas de conforto.


Este período é muito bom para que possamos digerir melhor o que está acontecendo em nossa vida, percebendo o que cada um de nós tem nutrido neste mundo, como, emocionalmente, temos sido nutridos pelo mundo ao nosso redor e quem está nutrindo a nossa vida. Do ponto de vista físico este pode ser um período favorável para lidar com a nossa digestão e com a nossa nutrição e dieta. O signo de Câncer está ligado ao peito, ao estômago e aos lóbulos superiores do fígado. As pessoas podem sentir o corpo inchar, pois há propensão para maior retenção de líquidos e maior dificuldade para digerir, principalmente se há ingestão exagerada de alimentos que requerem maior tempo de digestão.


Como as pessoas podem estar mais sensíveis às energias dos ambientes, este pode ser um excelente período para que elas aprendam a se afastar, na medida do possível, de ambientes e indivíduos tóxicos. Se fosse possível, seria bom fazer retiros, seria bom aprender a meditar, seria bom aprender a fortalecer a própria energia espiritual/mental/emocional. Este é um bom período para desintoxicar a mente de tudo o que emocionalmente tem sido negativo, de tudo o que tem sido absorvido sem a devida triagem. É uma boa fase para afastar-se da tendência de só ver o lado negativo das situações ou para afastar-se da tendência para acautelar-se excessivamente diante de qualquer situação que exija um pouco mais de iniciativa. Sonhar é bom, mas realizar é melhor ainda, portanto seria bom se as pessoas confiassem mais em suas intuições e se debruçassem mais sobre os seus planos para que eles pudessem sair do papel.


Se alguém deseja maior reconhecimento por aquilo que é, que saia da casca defensiva e parta para o ataque confiantemente. É uma boa hora para medirmos os nossos limites, para sabermos até onde podemos avançar e até que ponto as pessoas ao nosso redor podem avançar em nossa direção. O coração maternal que bate dentro da casca canceriana pode aprender, agora, a reconhecer quem realmente necessita da sua ajuda, o que realmente merece a atenção e o apoio e quem merece ser protegido e nutrido.


O lado imaginativo e sonhador dos cancerianos pode trazer um sopro renovador e romântico para os corações, inspirando a todos com atitudes mais ternas, mais altruístas e mais calorosas. Para quem lida com gastronomia, pode ser uma boa fase para encantar as pessoas com suas habilidades e seus conhecimentos, assim como pode ser um bom período para os profissionais da área de nutrição e de outras atividades que visam o equilíbrio orgânico obtido por meio da ingestão de alimentos e líquidos.


Por um lado, é bom ter um espírito patriótico, uma visão que valoriza a tradição, um olhar atento a tudo que traz uma sensação de segurança emocional, porém é preciso tomar cuidado para que tudo isto não se torne algo negativo o bastante a ponto de haver apego excessivo a pontos de vista, as posturas e a comportamentos que engessam a possibilidade de avanços e mudanças e que não levam em conta a necessidade constante de revisão de certos dogmas e de certas regras. As pessoas podem ficar intolerantes, preconceituosas, fechadas para o diálogo, incapazes de ser solidárias à dor dos outros, se acreditam que algo é emocionalmente contrário àquilo que têm sido o alvo de seus apegos e de seus medos de experimentar novas visões e novos conceitos.


Os indivíduos podem ficar mais preguiçosos, mais tímidos e mais preocupados com o impacto que suas ações podem ter sobre os demais. Por outro lado, também podem ficar mais manipuladores se estiver em jogo o alcance de suas metas pessoais.


Seria muito bom se as pessoas entendessem que o período canceriano é favorável para que todos nós: saibamos reconhecer os nossos limites, saibamos proteger nossas energias, saibamos digerir o que se passa conosco, saibamos abrir os braços para tudo o que traz bem-estar para si e para o mundo, saibamos preservar e respeitar a memória de tudo o que ocorre ao nosso redor e saibamos defender valores e interesses que preservem o que é essencial para a sobrevivência sem colocar em risco a possibilidade de surgirem novos caminhos e novas visões.


Graças aos movimentos dos planetas dentro da mandala astrológica, este pode ser um período com maior intensidade de eventos que possuem forte apelo emocional. Assim que o Sol inicia sua jornada pelo signo de Câncer, há aspectos tensos envolvendo Netuno e Plutão que podem desencadear situações negativas como descontrole emocional, mal-entendidos, problemas diplomáticos, disputas de ego, fraudes, escândalos, arrogância, rebeldia, intolerância, ausência total de objetividade, desconexão total com os interesses da maioria, alteração abrupta do clima, desabamentos, vazamentos, contaminação e até mesmos problemas tectônicos, além de variações abruptas das descargas solares. Ao longo do período canceriano teremos o início da retrogradação de Saturno e de Netuno em Peixes e, também, a conjunção entre Marte e Urano em Touro sob a mira da oposição da Lua em Escorpião. Talvez tenhamos, ao mesmo tempo, mais instabilidades financeiras e novas e ousadas perspectivas, também, na área financeira. Muita atenção para tudo o que esteja relacionado com as emoções e com líquidos, porque este será um período de revisões e o que parecia sob controle pode se mostrar ainda mais inconsistente e insustentável. As soluções feitas às pressas podem não resistir às pressões desta fase.


E para quem tem medo de Mercúrio Retrógrado, que comece a colocar em ordem as questões judiciais, as redes de comunicação, a papelada dos acordos e as apresentações de teses, além de verificar seus veículos e reconsiderarem suas rotas de viagem, porque este será o último período de Mercúrio Direto antes de ele começar a retrogradar no início de agosto de 2024 no signo de Virgem.


Espero, meus caros viajantes das estrelas, que tenham entendido bem o recado sobre como aproveitar um período canceriano e se quiserem mais detalhes sobre o que ocorrerá nesta fase, leiam em meu blog, Astroreikitarot, onde poderei mostrar detalhadamente os aspectos mais importantes que ocorrerão.


Inté!


 

O que podemos esperar de um período canceriano?


Marco Menezes é carioca formado em Farmácia pela UFRJ e atuou na área de Homeopatia por mais de 10 anos. E há mais de 20 anos faz atendimentos com Astrologia, Tarot, Baralho Cigano, Numerologia e Reiki, dentre outras atividades ditas esotéricas.


Os atendimentos podem ser presenciais ou on-line.

Contato: WhatsApp (21) 98849-1965


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page